terça-feira, 7 de abril de 2020

A PÁSCOA CHEGOU

Para os judeus, a data da Páscoa correspondia à primeira lua cheia da primavera. Para nós que vivemos no hemisfério sul, corresponde à primeira Lua cheia de outono.

O termo Páscoa, em hebraico Peshah, significa “passagem”. Muito antigamente pastores nômades passavam com seus rebanhos das pastagens de inverno para as da primavera, nessa época, celebravam  uma festa - é a origem da Páscoa na cultura judaica.  

Mais tarde,  a Páscoa passa a ter um novo significado: comemorava-se a  passagem da escravidão no Egito à liberdade, no tempo de Moisés.  

Depois, durante a Páscoa dos judeus, Jesus morre e ressuscita. E a Páscoa assume, para nós cristãos um novo significado: trata-se da “passagem” da morte para a vida, conforme a carta de Paulo, que é proclamada durante a Vigília Pascal: “Irmãos, não sabeis que todos que fomos batizados em Cristo Jesus, é na sua morte que fomos batizados? Pois pelo batismo nós fomos sepultados com ele na morte para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós vivamos vida nova” (Rm 6, 3-4).

Apesar de estarmos vivendo tempos muito difíceis, celebremos com alegria a Páscoa da Ressurreição. Com a Igreja inteira, proclamemos que Jesus Cristo ressuscitou e está vivo entre nós! A vida triunfou sobre a morte, o perdão sobre o ódio, a graça sobre o pecado, a misericórdia sobre a dureza de coração, a esperança sobre o desespero.

Feliz Páscoa a todos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário