domingo, 19 de abril de 2020

EM 19 DE ABRIL, LEMBRAMOS SANTO EXPEDITO

Expedito era  militar, era um centurião da 12ª Legião do Exército Romano. Servia na cidade armênia de Metilene, onde teria nascido. 

Levava uma vida devassa; mas um dia, tocado pela graça de Deus, viu uma grande luz, e entendeu que deveria se converter. Foi então que lhe apareceu o demônio,  em forma de corvo, e lhe disse “cras...! cras….! cras….!” expressão latina que quer dizer: “amanhã…! amanhã…! amanhã…!. O Espírito do Mal queria dizer a Expedito deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie sua conversão! 

No ano de 284 Deocleciano subiu ao trono de Roma e promoveu terríveis perseguições aos cristãos, incentivado por membros de sua família; somente no ano de 324, quando Constantino subiu ao trono cessaram as perseguições.

Mas no dia 19 de abril de 303, Expedito foi martirizado por ser cristão, tendo sido decapitado em Metilene, onde vivia. Além dele, outros cinco soldados foram mortos no mesmo dia. 

Em São Paulo, muito próximo à Estação da Luz, e portanto com acesso muito fácil, fica a igreja de Santo Expedito, sede da Capelania Militar da Arquidiocese de São Paulo.

Vizinho à igreja, fica o Museu de Arte Sacra, de que já falamos em outro post e é outro local que merece uma visita. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário