sexta-feira, 22 de maio de 2020

EM 24 DE MAIO LEMBRAMOS NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Esta invocação mariana remonta ao ano de 1571, quando Selim I, imperador dos turcos, depois de conquistar várias ilhas do Mediterrâneo, preparava-se para atacar o restante da Europa.
Para enfrentar essa ameaça,  o Papa São Pio V organizou uma  esquadra para tentar salvar os cristãos da iminente escravidão muçulmana; o comando dessa esquadra foi dado ao Príncipe   Dom João D’Áustria.
O Papa enviou ao Príncipe um estandarte bordado com a imagem de Jesus crucificado e a recomendação de que ele e seus homens pedissem a proteção e o auxílio de Nossa Senhora, pois o inimigo era superior em número.  
No dia 7 de outubro de 1571, invocando o nome de Maria, Auxílio dos Cristãos, os combatentes católicos travaram dura e decisiva batalha nas águas da região de Lepanto. Depois de horas de violentos combates quando, em vários momentos, a derrota parecia iminente, veio a vitória. Foi uma batalha terrível, com quase 500 navios envolvidos e cerca de 38 mil mortos.
Narram as crônicas dos derrotados que uma “formosa senhora” foi vista no céu e que seu olhar fulminante espalhava pânico entre eles e alimentava o ânimo e disposição  dos cristãos.
Quanto a D. João D'Áustria, morreu em 1578, aos 33 anos, não se sabe ao certo se de tifo ou de peste. Dentre os que combateram naquela ocasião, estava o escritor Miguel de Cervantes, autor do "Dom Quixote".  
Nossa Senhora Auxiliadora é comemorada em  24 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário