Encerrando o Mês de Maria, vamos lembrar mais uma invocação da Virgem: Nuestra Señora de Copacabana (Nossa Senhora de Copacabana) ou Virgen Candelaria de Copacabana, venerada na cidade de Copacabana, na Bolívia.
Padres dominicanos eram os responsáveis pela evangelização da região, desde 1539. O povo que ali vivia, descendente dos antigos incas, foi sendo convertido, tendo os dominicanos despertado nele uma forte devoção mariana.
O inca Tito Yupanki, morador do local, resolveu esculpir em argila uma imagem da Virgem, a ser colocada na pequena igreja que estava sendo construída. Tito porém nada sabia sobre escultura e a imagem ficou muito feia; compadecido, o pároco colocou-a ao lado do altar, mas o pároco seguinte colocou-a em um canto da sacristia.
Tito (imagem ao lado) ficou muito triste, mas não desistiu: foi a Potosi, então uma cidade importante da Bolívia e ali tomou aulas de escultura, produzindo finalmente uma bela estátua em madeira, que chegou a Copacabana em 1583. Tito inspirou-se em uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, existente no Convento de São Domingos, em Potosi.
A imagem tem cerca de um metro e trinta centímetros de altura e seus trajes relembram os usados pelas mulheres da nobreza inca.
Em 1925, o Papa Pio XI declarou-a "Rainha da Nação". É também a padroeira da Polícia e da Marinha bolivianas, que lhe deram os títulos de General e Almirante.
Há uma tradição interessante: as pessoas que vão ao seu Santuário (foto ao lado), inaugurado em 1805, ao retirarem-se caminham de costas, pois entendem ser um desrespeito dar as costas à Virgem.
O bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro deve seu nome a ela: dizem que no século XVII um minerador boliviano voltava da Europa em um navio que começou a afundar; devoto da Virgem, ele e os demais que estavam a bordo pediram a ela que os salvasse, o que aconteceu
Como agradecimento, construíram uma capela num lugar então chamado Sacopenapã onde mais tarde se entronizou uma imagem da Virgem, vinda da Copacabana boliviana - o local acabou se tornando a Copacabana carioca.
Sempre um excelente aprendizado !
ResponderExcluir